Logomarca

Atualidades

MS capacita profissionais sobre manejo clínico de pessoas que vivem com HIV/Aids

Publicado em 14 de Setembro de 2024

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou na quarta (11) e quinta-feira (12), uma capacitação para qualificar e atualizar profissionais nas alterações no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Tratamento de HIV/Aids em Adultos. O evento, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, contou com a participação de especialistas na área de infectologia, com grande experiência no manejo e cuidado das PVHA (Pessoas Vivendo com HIV/Aids), com atuação em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

A gerente de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da SES, Alessandra Salvatori, explica que em novembro de 2023 houve modificações realizadas no PCDT (Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas) do Ministério da Saúde e a importância da doença no âmbito do SUS. O documento orienta o cuidado e tratamento disponível no SUS e dividiu em três módulos, para facilitar a consulta por pacientes e profissionais de saúde.

“O Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas é a recomendação nacional para o manejo da infecção pelo HIV em adultos e tem como objetivo contribuir para a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/Aids”.

Essa atualização trouxe novas alternativas para a Terapia Antirretroviral, visando um melhor controle da infecção pelo HIV, e também introduziu novos testes diagnósticos. Além disso, o texto do documento foi reformulado para destacar, pela primeira vez, que pessoas vivendo com HIV/Aids e com carga viral indetectável não transmitem o vírus sexualmente. Foi acrescentada também a recomendação de iniciar o tratamento antirretroviral no mesmo dia do diagnóstico ou, no máximo, até sete dias depois.

Voltar

Diário Diretor: Nilson Pereira
Todos os direitos reservados

Alugue um site você também! FX Design