Logomarca

Nilson Pereira

Busca ativa escolar impulsiona permanência e melhora indicadores nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul

Publicado em 27 de Novembro de 2025

Com ações integradas de visitas domiciliares, monitoramento diário da frequência e apoio direto às famílias, o Programa de Busca Ativa Escolar tem impulsionado a permanência dos estudantes na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, reduzindo expressivamente o abandono e permitindo que diversas escolas alcancem índices próximos e até iguais a zero.

Na Escola Estadual Célia Maria Naglis, em Campo Grande, o diretor-adjunto Ambrósio Lazzari explicou como a unidade conseguiu alcançar índice zero de abandono escolar, destacando as estratégias de acompanhamento, acolhimento e busca ativa que garantem a permanência dos estudantes.

"Desde o início do ano, trabalhamos para conscientizar toda a equipe de que o estudante é o nosso maior patrimônio. E esse patrimônio só tem valor quando o aluno está presente. Por isso, todas as nossas ações são voltadas para que ele se sinta acolhido e parte da escola", disse.

Ele afirma que é mantido um controle rigoroso da frequência e quando o estudante falta sem justificativa, a coordenação entra em contato imediatamente. Se a ausência persiste e a família não responde, a equipe se desloca até a residência para saber o que está acontecendo.

"Essa busca ativa constante, feita com responsabilidade e sensibilidade, garante que muitos alunos retornem rapidamente. E quando identificamos mudanças de endereço ou outras situações, orientamos a família para que o estudante seja matriculado em uma escola próxima. É esse cuidado diário que mantém nossos índices praticamente zerados", afirmou o diretor.

Voltar

Diário Diretor: Nilson Pereira
Todos os direitos reservados

Alugue um site você também! FX Design