Logomarca

Atualidades

Conselheiro Osmar Jeronymo acompanha fiscalização surpresa em usina de asfalto na Capital

Publicado em 05 de Novembro de 2026

Uma fiscalização surpresa do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), realizada nesta quarta-feira (4), avalia a produção da massa asfáltica utilizada nos serviços de tapa-buracos em Campo Grande.
A inspeção, realizada na usina de asfalto do Consórcio Central, inclui a verificação dos controles de produção e o acompanhamento da aplicação do material nas vias públicas, com foco no cumprimento dos critérios técnicos e na qualidade dos serviços executados.

A ação conta com a participação de auditores da Divisão de Fiscalização de Obras, Serviços de Engenharia e Meio Ambiente (DFEAMA). O trabalho busca verificar as condições de funcionamento da usina, a qualidade dos materiais utilizados e os procedimentos adotados na produção da massa asfáltica.
Durante a vistoria, a equipe técnica identificou falhas no controle de pesagem dos caminhões. A usina não possui balança própria e utiliza o equipamento de uma empresa vizinha. Os veículos não são pesados na usina, procedimento necessário para o controle da quantidade de material transportado.

O chefe da Divisão de Fiscalização de Obras, Serviços de Engenharia e Meio Ambiente, João Alfredo Carneiro, explicou que a qualidade da massa asfáltica influencia diretamente a durabilidade dos reparos. Por isso, a fiscalização prevê a coleta de amostras dos agregados, das matérias-primas e da massa pronta, que serão encaminhadas para análises laboratoriais.

Além da produção, os auditores também vão avaliar a capacidade diária da usina em relação à demanda dos serviços contratados pelo município. O acompanhamento será estendido às vias públicas, onde serão observadas etapas como o recorte do pavimento, a aplicação da massa asfáltica e a compactação do material.

Voltar

Diário Diretor: Nilson Pereira
Todos os direitos reservados

Alugue um site você também! FX Design