
Publicado em 08 de Maio de 2026
Mato Grosso do Sul conquistou posições de destaque na Edição Especial do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborada pelo CLP (Centro de Liderança Pública) em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento (Conseplan). O estado aparece em segundo lugar no país no pilar de Capital Humano e registra a melhor performance da Região Centro-Oeste no indicador de Desigualdade de Renda, reforçando avanços em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social.
Apresentada durante o congresso do Conseplan, em Brasília, com a participação de gestores estaduais de todo o país, a edição especial “Eleições 2026” foi criada para qualificar o debate eleitoral com base em dados e evidências. A publicação reúne diagnósticos que apontam os principais desafios e potencialidades das unidades da federação, contribuindo para uma discussão mais técnica e propositiva sobre o futuro dos estados brasileiros.
O pilar de Capital Humano avalia a capacidade dos estados de qualificar sua população para o mercado de trabalho. Entre os critérios analisados estão o nível de escolaridade, a formalização do emprego e a inclusão produtiva. O bom desempenho de Mato Grosso do Sul indica avanços na preparação da mão de obra e na sua inserção na economia formal.
Já o indicador de Desigualdade de Renda integra o pilar de Sustentabilidade Social e mede a eficiência das políticas públicas na redução de vulnerabilidades. O resultado obtido pelo estado sinaliza um cenário relativamente mais equilibrado na distribuição de renda em comparação com outras unidades da região Centro-Oeste.
Voltar