
Publicado em 18 de Fevereiro de 2026
Os resultados desse ano devem refletir, mais uma vez, a tendência dos últimos carnavais, em que as primeiras colocações ficam com as escolas que têm tido bons resultados na década e possuem maior poderio financeiro, sem grandes surpresas.
A favorita para o Carnaval 2026 parece ser a Unidos do Viradouro, 4ª colocada em 2025, que fez linda homenagem ao seu próprio Mestre de Bateria, Ciça, com desfile emocionante e muito bonito visualmente. Mas nem sempre a favorita vence. No ano passado, o favoritismo da Grande Rio, por exemplo, não se concretizou.
Disputam o título, com boas chances, a atual campeã Beija-Flor, com sua garra e beleza plástica características, que tratou da religiosidade de matriz africana; a Vila Isabel, com altíssimo investimento para cantar e mostrar Heitor dos Prazeres; e a Imperatriz Leopoldinense, de Leandro Vieira, 3ª colocada em 2025, que fez bonito na escolha do enredo e homenageou o ícone Ney Matogrosso.
Já no rebaixamento, a disputa parece ser entre a Acadêmicos de Niterói e, lamentavelmente por sua tradição, a Portela. A escola de Niterói causou grande polêmica esse ano ao ter Lula como enredo e pode, assim como já ocorreu muitas vezes, ser mais uma escola que cai logo após subir para o Especial. A Portela, por sua vez, teve desfile recheado de problemas, morno, e teve a saída de seu carnavalesco antes mesmo da apuração. Embora nunca tenha sido rebaixada, a águia foi mal. Já a Paraíso do Tuiuti corre algum risco, mas não teve um desfile tão ruim.
Voltar