
Publicado em 23 de Novembro de 2025
O Bioparque Pantanal alcançou um marco histórico ao receber o selo internacional “Ouro” em sustentabilidade, certificação concedida pelo programa Good Travel Seal, da fundação holandesa Green Destinations. A entrega oficial ocorreu esta semana, em solenidade no auditório do empreendimento, reunindo autoridades, parceiros e colaboradores.
A certificação posiciona o Bioparque entre os atrativos turísticos mais sustentáveis do mundo. Para obtê-la, o local passou por uma rigorosa avaliação conduzida por uma auditoria credenciada, que analisou 60 critérios, dentro de dez grandes temáticas: Gestão Sustentável e Governança, Natureza e Paisagem, Ambiente e Clima, Cultura e Tradição, Bem-estar Social e Comunidade, Emprego e Condições de Trabalho, Inclusão e Acessibilidade, Energia e Eficiência de Recursos, Resíduos e Saneamento e Informação e Comunicação ao Visitante. O recebimento do selo garante reconhecimento, credibilidade e vantagem competitiva para o empreendimento.
Durante o evento, o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa (Barbosinha) destacou a importância do reconhecimento internacional e o papel transformador do Bioparque. “As pessoas que chegam aqui não buscam apenas visitar um equipamento turístico. Elas precisam se sentir acolhidas. Brasileiros e estrangeiros saem daqui levando emoção e amor, algo que você, Maria Fernanda, transborda. Esse selo coloca o Bioparque em outro patamar”, afirmou.
Muito emocionada, a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, dedicou a certificação a todos os colaboradores. Segundo ela, o selo reflete a união e o comprometimento das equipes e a materialização do programa ESG Bioparque. “Cada critério avaliado traduz o compromisso diário de mãos e corações, times que acreditam que sustentabilidade não é conceito, mas prática. Recebemos essa certificação com imenso orgulho, mas conscientes de que ela é também uma lição contínua: inspirar outros empreendimentos, destinos e pessoas a seguirem esse caminho que transforma, inclui e educa”, destacou.
Voltar