
Publicado em 09 de Novembro de 2025
Manter a capacidade de investimento público nos municípios de Mato Grosso do Sul é fundamental para a continuidade do ambiente atrativo para novos negócios, o que resulta na criação de inúmeros empregos nas 79 cidades sul-mato-grossenses e na consequente geração de renda para toda a população local. Diante desse cenário, o Governo do Estado quer confirmar até R$ 950 milhões em aportes em projetos estruturais com foco municipalista.
O projeto já foi enviado à Assembleia e deverá ser avaliado e votado ainda neste ano pelos deputados. "É um financiamento para realizar investimentos nos municípios, e a gente tem um espaço fiscal esse ano de 2025 para fazer investimento avalizado pelo Tesouro. Isso joga a taxa de juros para muito abaixo da corrente no mercado", explica o governador Eduardo Riedel, detalhando que a taxa juros é de 1,6% ao ano, com carência de um ano para pagamento, e prazo com vencimento de 17 anos.
"Então nós queremos aproveitar essa oportunidade desse espaço fiscal avalizado pelo Tesouro para poder fazer exclusivamente investimentos necessários aos municípios do Estado", frisa Riedel. A captação do recurso será destinada a investimentos que já constam nos programas MS Ativo 1 e 2, que soma até aqui mais de R$ 1,1 bilhão em obras já realizadas e em execução em todo o Mato Grosso do Sul.
A confirmação de importante iniciativa foi dada pelo governador Eduardo Riedel em reunião com o presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Gerson Claro, e demais deputados estaduais, na manhã desta quarta-feira (5). O secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, e o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de MS), Thales Tomazelli, também participaram do encontro.
Voltar