
Publicado em 08 de Novembro de 2025
O Governo de Mato Grosso do Sul consolidou uma nova estratégia de desenvolvimento regional baseada no Municipalismo Ativo, modelo que direciona investimentos e ações estruturantes para todos os municípios, com foco na redução de desigualdades, modernização dos serviços públicos e melhoria da qualidade de vida da população.
A iniciativa integra obras, programas sociais e expansão econômica, garantindo que o crescimento do Estado seja equilibrado, inclusivo e sustentável.
O conjunto de ações permite que cada município se beneficie diretamente dos resultados do planejamento estadual, abordagem que reforça a importância de um desenvolvimento descentralizado, capaz de atender às especificidades locais e gerar impactos efetivos na vida das pessoas.
Entre os resultados, destaque para a saúde, que passa por um ciclo de modernização com a implantação de uma nova arquitetura na área, responsável pela reorganização do atendimento regional e o fortalecimento da estrutura do SUS no Estado.
Este redesenho inclui mudanças em curso nos hospitais regionais, como a reestruturação do HRMS por meio de uma Parceria Público-Privada que ampliará a capacidade de 362 para 577 leitos. Essa PPP, que também irá otimizar a infraestrutura da unidade e implementar soluções sustentáveis e de automação, deve ser consolidada com o leilão agendado para o dia 04 de dezembro, na B3 em São Paulo.
Voltar