Logomarca

Atualidades

EJA Mulher: recomeços possíveis em Mato Grosso do Sul através da educação e do acolhimento

Publicado em 04 de Novembro de 2025

Conciliar trabalho, família e estudos é um desafio para muitas mulheres. Quando a vida é marcada por situações de vulnerabilidade social e, em alguns casos, por episódios de violência doméstica, esse desafio se torna ainda maior. Pensando nessas realidades, nasceu o Curso EJA Mulher, uma proposta da Educação de Jovens e Adultos que tem mudado histórias e aberto novos caminhos para mulheres de diferentes idades em Campo Grande.

O projeto foi implementado em 2024 como um piloto voltado à população feminina que busca retomar ou concluir os estudos na educação básica. Direcionado a mulheres a partir de 16 anos (anos iniciais) e 18 anos (anos finais do Ensino Fundamental), o curso tem como objetivo promover acesso, permanência e inclusão educativa, respeitando a trajetória de vida de cada estudante e reconhecendo o valor de suas experiências pessoais.

Acolher para educar

Em 2025, o programa alcança 145 mulheres, distribuídas em turmas nas escolas estaduais Marçal de Souza Tupã-Y, José Ferreira Barbosa e Vereador Cristóvão Silveira - esta última localizada no Jardim Noroeste, região com altos índices de vulnerabilidade social e violência doméstica.

A Escola Estadual Vereador Cristóvão Silveira, conhecida carinhosamente como “Escola do Amor e do Acolhimento”, tornou-se referência na oferta do EJA Mulher, abrigando cinco turmas do curso neste segundo semestre. A escola se destaca por unir formação geral básica e qualificação profissional, ampliando as possibilidades de aprendizado e empregabilidade das estudantes.

Voltar

Diário Diretor: Nilson Pereira
Todos os direitos reservados

Alugue um site você também! FX Design