Publicado em 05 de Outubro de 2025
O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), apresentou nesta semana na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) a prestação de contas referente ao segundo quadrimestre de 2025. O ato, essencial para garantir transparência na aplicação dos recursos públicos, reforça o compromisso da gestão em oferecer serviços de saúde de qualidade à população. Entre maio e agosto, foram investidos R$ 826 milhões em ações e serviços de saúde, sendo 82,54% do total provenientes do próprio Estado.
Conforme o balanço apresentado, os investimentos realizados no 2º quadrimestre contemplaram diferentes áreas da saúde. A SES priorizou o fortalecimento da vigilância em saúde, a expansão da tecnologia e da regionalização, o aumento do acesso e da resolutividade na atenção primária e o avanço em obras e modernização da rede assistencial. O intuito é garantir acesso e melhorar as estruturas de atendimento à população.
A secretária adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou que as ações realizadas pela SES se concentraram em melhorar a qualidade dos serviços prestados, por meio de medidas de controle, monitoramento, capacitação e educação permanente, qualificando os profissionais, investindo em equipamentos e na infraestrutura hospitalar.
“Nossas diretrizes estão voltadas para a qualidade, para a transparência e para a gestão eficiente. E isso só é possível porque atuamos em parceria com os municípios. Trabalhamos de forma articulada, intersetorial e integrada, o que se reflete em conquistas importantes, como o enfrentamento das arboviroses, o destaque nacional em cobertura vacinal e a redução da gravidez na adolescência”, afirmou Maymone.
No período, a SES promoveu avanços significativos em áreas complementares à assistência direta. No âmbito da saúde bucal, foram adquiridas unidades odontológicas móveis e realizados cursos de capacitação voltados à qualificação dos profissionais. Em relação à infraestrutura, estão em andamento importantes obras, como a ampliação do Hospital Regional de Dourados, a reforma do Hemocentro e a construção dos Centros de Verificação de Óbitos em Campo Grande e Dourados. Com o objetivo de fortalecer a rede de atendimento, o Estado realizou a entrega de novas ambulâncias, veículos e equipamentos hospitalares, contribuindo para a ampliação da capacidade de resposta em diferentes regiões.
Voltar