Logomarca

Atualidades

Em noite de homenagens, sessão solene reforça o respeito às pessoas com deficiência

Publicado em 28 de Agosto de 2025

“A verdadeira grandeza de uma sociedade não se mede apenas pelo progresso econômico ou pelo avanço tecnológico, mas sobretudo pela forma como trata seus cidadãos mais vulneráveis”. A frase, dita pelo deputado Junior Mochi (MDB), na noite desta quarta-feira (27), durante a sessão solene de entrega da Comenda Jô Clemente, traduz o propósito da solenidade: valorizar o trabalho de quem atua pela defesa e promoção de direitos de pessoas com deficiência. A cerimônia, realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), prestou homenagem a 20 pessoas e entidades.

A Comenda Jô Clemente foi instituída pela Resolução 96/2023, de autoria do deputado Junior Mochi, proponente da solenidade desta noite. O evento também é alusivo à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, instituída pela Lei Federal 13.585/2017 e celebrada de 21 a 28 de agosto de cada ano.

“Hoje, o Parlamento de Mato Grosso do Sul cumpre um dos papéis mais nobres que pode assumir: reconhecer e valorizar aqueles que transformam a vida de outras pessoas, sobretudo daqueles que, historicamente, enfrentam barreiras de exclusão e preconceito”, discursou Junior Mochi.

O parlamentar destacou a importância de Jolinda Garcia dos Santos Clemente, a dona Jô Clemente, que dá o nome à Comenda. Ele lembrou que dona Jô é nascida em Coxim e que se tornou “referência nacional na luta pela inclusão”. “Transformou sua experiência de vida em missão, enfrentou barreiras e os preconceitos impostos à época ao seu filho José Tarcísio, o Zeca, que nasceu com Síndrome de Down”, informou.

Voltar

Diário Diretor: Nilson Pereira
Todos os direitos reservados

Alugue um site você também! FX Design