Publicado em 14 de Julho de 2025
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect) realizaram sexta-feira (11), em Campo Grande, o Seminário Marco Zero – Ambientes de Inovação.
O evento marca o início de uma ação inédita em Mato Grosso do Sul: o apoio direto a estruturas estratégicas que compõem os ecossistemas locais de inovação.
"A gente vive um momento da gestão do Governo do Estado no qual a ciência é muito valorizada. Atuamos totalmente integrados com esse ambiente de ciência, tecnologia e inovação, com as instituições de pesquisa, de ensino e com a iniciativa privada que atua na frente da inovação, na construção das políticas públicas. A gente espera que cada vez mais essas ações ganhem amplitude e possam se tornar referência no nosso Estado", explicou Artur Falcette, secretário adjunto da Semadesc, que representou o governador durante o evento.
O seminário dá início às atividades do edital que destinará R$ 5 milhões a 37 projetos em 11 municípios, com o objetivo de fortalecer ambientes que funcionam como catalisadores do empreendedorismo inovador em todo o estado. Os recursos vão fomentar 12 incubadoras, oito espaços maker, sete hubs de inovação, quatro pré-incubadoras, três espaços de coworking, dois pólos tecnológicos e uma aceleradora.
"Uma das linhas de fomento mais importantes da Fundect e do Governo do Estado é exatamente ajudar os empresários, os empreendedores, as startups, as empresas a fazerem inovação, a construir inovação no Estado. Mas, tão importante quanto isso é preparar os ambientes de inovação para que eles possam ajudar e auxiliar essas empresas. E o objetivo desse edital, que é inédito no Estado, é justamente apoiar para que os ambientes de inovação estejam preparados para ajudar essas empresas", explicou o diretor-científico da Fundect, Nalvo Franco.
Voltar