Logomarca

Atualidades

Violência e ausência de políticas públicas pautam debate sobre Enfermagem

Publicado em 26 de Junho de 2025

Na tarde desta quarta-feira (25), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou o seminário “Desafios na Gestão em Saúde: Enfrentamento à Violência contra Profissionais de Enfermagem”.

Proposto pela deputada estadual Gleice Jane (PT), o evento teve como foco aprofundar o tema e elaborar estratégias para enfrentar e prevenir a violência sofrida por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem no exercício de suas atividades. A iniciativa para a realização do seminário surgiu após solicitação do Conselho Regional de Enfermagem, de sindicatos da saúde e de profissionais da área, que relataram frequentes casos de agressões físicas e verbais, além da sobrecarga de trabalho e do adoecimento emocional, especialmente em unidades de pronto atendimento (UPAs) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).

Para a parlamentar, o evento é fundamental para debater a violência contra os trabalhadores da enfermagem. “Temos acompanhado esse debate, as denúncias e como as pessoas estão sendo tratadas nesses espaços. Observamos a necessidade de discutir o tema porque enfrentamos duas situações: de um lado, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Que precisa de atendimento imediato; e, do outro, o servidor, que muitas vezes encontra limitações no desempenho de suas funções e acaba sendo atacado por alguém em situação de estresse. Precisamos entender onde está o problema e como resolver essa situação. Notamos uma grande desvalorização do serviço público, e o servidor é o primeiro a ser atacado, como se fosse o responsável, quando essa responsabilidade é da gestão.

Voltar

Diário Diretor: Nilson Pereira
Todos os direitos reservados

Alugue um site você também! FX Design