Publicado em 25 de Abril de 2025
Há quase quatro décadas, o Procon Mato Grosso do Sul atua na garantia da cidadania e na defesa dos direitos dos sul-mato-grossenses. A instituição, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), celebra hoje importantes avanços, como a criação da política estadual de proteção, orientação, defesa e educação do consumidor, a realização de ações inclusivas e a adoção de diversas soluções tecnológicas.
Durante solenidade realizada na sede do Procon, os ex-gestores Lairson Palermo, Alexandre Monteiro, Marcelo Monteiro Salomão, Nikollas Pellat, Rodrigo Bezerra Vaz e Patrícia Mara da Silva relembraram os desafios enfrentados e os progressos alcançados desde 1986, ano da criação do Seprocon (Sistema Estadual de Proteção ao Consumidor).
Lairson destacou que a instituição sempre buscou atuar em sinergia com os Procons municipais, formando um verdadeiro sistema integrado.
Alexandre ressaltou que a digitalização agregou importantes ferramentas de gestão às demandas consumeristas, como a implantação do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) durante sua gestão. Posteriormente, o sistema foi substituído pelo E-Procon, desenvolvido no mandato de Marcelo e implantado no de Rodrigo.
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