Logomarca

Atualidades

Câncer bucal: curso prático amplia capacidade diagnóstica em áreas remotas de MS

Publicado em 20 de Abril de 2025

Em um cenário em que a detecção precoce pode significar a diferença entre a cura e o agravamento de uma doença, capacitar profissionais de saúde se torna uma estratégia essencial.

Com o objetivo de fortalecer o diagnóstico do câncer bucal e qualificar a atuação dos cirurgiões-dentistas, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da ESP (Escola de Saúde Pública) Dr. Jorge David Nasser e coordenadoria de Saúde Bucal, promoveu entre os dias 14 e 16 de abril, em Corumbá, o curso prático de Biópsia e Citologia Esfoliativa.

Ministrada pela professora Márcia Rodrigues Gorisch, credenciada à ESP, a capacitação reuniu 10 cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária, incluindo profissionais do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), que enfrentam desafios logísticos para o encaminhamento de casos suspeitos. A ação integra o conjunto de iniciativas de educação permanente em saúde voltadas à prevenção e ao enfrentamento do câncer bucal no estado.

O curso prático é direcionado a profissionais que já concluíram o curso autoinstrucional “Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal” com carga horária de 20 horas, também ofertado pela ESP.

Ambas as formações seguem os princípios da PNEPS (Política Nacional de Educação Permanente em Saúde), instituída pela Portaria nº 198/GM, de 13 de fevereiro de 2004, que visa a qualificação contínua dos trabalhadores do SUS (Sistema Único de Saúde).

Conforme a coordenadora de Saúde Bucal da SES, Giovana Buzinaro, a capacitação representa um passo importante no fortalecimento da rede de atenção à saúde bucal no estado.

Voltar

Diário Diretor: Nilson Pereira
Todos os direitos reservados

Alugue um site você também! FX Design