Logomarca

Atualidades

Para proteger parque e propriedades no Pantanal, Governo de MS realiza ação inédita de queima prescrita

Publicado em 13 de Abril de 2025

Com trabalho voltado à proteção do Pantanal sul-mato-grossense, o Governo do Estado iniciou uma ação inédita de queima prescrita no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro. Pela primeira vez, o CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar) realizou a queima preventiva como forma de preparação da área para a Operação Pantanal 2025.

A unidade de conservação, que tem 78,3 mil hectares e fica nos municípios de Aquidauana e Corumbá, é a primeira - localizada na região pantaneira - que recebe o emprego de técnicas do MIF (Manejo Integrado do Fogo), em antecipação aos incêndios florestais previstos para este ano.

A atividade reduz a quantidade de biomassa para minimizar os riscos causados pelo fogo - inclusive de propagação. "Esta ação materializa a preocupação do Estado em melhorar a prevenção de combate a incêndios nessa região do Pantanal. Caso um incêndio tenha início no parque, por algum motivo, e entre em propriedades particulares do entorno, e o oposto também. A proposta do Manejo Integrado do Fogo.

Voltar

Diário Diretor: Nilson Pereira
Todos os direitos reservados

Alugue um site você também! FX Design