Publicado em 05 de Abril de 2025
Com uma programação diversificada, mais de 200 expositores e muitas novidades tecnológicas, foi aberta oficialmente na noite dessa quinta-feira (4) a "85ª Expogrande - Unindo a história do agro com a sua". Durante a cerimônia de abertura, autoridades e representantes dos produtores rurais destacaram o crescimento do setor junto com a diversificação da matriz econômica.
"Nós temos capacidade técnica, temos bancada, temos produtos desejados pelo mundo inteiro, para mais de 182 países e temos que fazer valer a presença de Mato Grosso do Sul nesses mercados para garantir ao nosso produtor a manutenção desse status de empresas comprando aqui e exportando. O etanol de milho é um grande produto que vai ser exportado", disse o governador Eduardo Riedel.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Famasul), Marcelo Bertoni, destacou que o Estado diminuiu em média o tamanho do rebanho de 22 mil cabeças para 18 mil, mas continuou aumentando os abates em 27% e as exportações em 33%. "Isso graças à ciência e tecnologia", frisou.
Na avaliação do setor produtivo, a redução nas áreas de pastagem é resultado de novas oportunidades. "Antes tínhamos duas opções, ou se investia na pecuária ou na lavoura de grãos. Hoje vivemos um tempo de transformação com a expansão da cana-de-açúcar, da celulose e a recém chegada dos citrus, trazendo novas oportunidades de rentabilidade para o produtor rural. São cultivos que exigem a proximidade da indústria", disse o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul, Guilherme Bumlai (Acrissul).
Voltar