Publicado em 10 de Março de 2025
Nesta Semana Estadual da Mulher (Lei 3.411 de 2007), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) presta uma homenagem especial às mulheres que vivem a maternidade de forma atípica e carregam a força e o amor que transformam o mundo ao seu redor.
A partir das 9h desta terça-feira (11), no Plenário Deputado Júlio Maia, será realizada a sessão solene de entrega do Troféu Celina Jallad. A solenidade foi proposta pelas deputadas estaduais Mara Caseiro (PSDB), Gleice Jane (PT) e Lia Nogueira (PSDB).
“Sabemos que ser mãe é, por si só, um ato de entrega e coragem. Ser mãe atípica é enfrentar batalhas diárias invisíveis aos olhos de muitos e, ainda assim, seguir, mesmo quando o cansaço parece maior que as forças. Essas mulheres não estão sozinhas. Admiramos cada lágrima silenciosa, cada sorriso cansado, cada pequena conquista que só o coração de uma mãe atípica é capaz de celebrar”, destacou Mara.
Um estudo publicado na revista Psychoneuroendocrinology comparou o nível de estresse de mães de crianças com autismo aos de soldados em combate. A pesquisa envolveu a análise dos níveis de cortisol no organismo dessas mulheres, observando que os graus de elevação do hormônio eram semelhantes aos observados em soldados combatentes.
Voltar