13/09/2025 - 11:17h - Nilson Pereira
Você faria o mesmo? Mãe de Eliza Samudio defende relação do neto com o pai: 'A gente não sabe do dia de amanhã'. Dona Sônia, mãe de Eliza Samudio, surpreendeu em uma entrevista, ao demonstrar apoio a uma possível relação do neto, Bruninho, com o pai, Bruno.
O ex-goleiro do Flamengo Bruno é um dos acusados de ter ajudado a matar a mãe de Bruninho, que hoje joga no time de base do Botafogo.
13/09/2025 - 11:12h - Atualidades
Se não tiver anistia será um triste fim na vida dos militares. Seis dos oito condenados por tentativa de golpe de estado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) são militares.
Assim, eles podem ser expulsos das Forças Armadas e perder o posto, a patente e os benefícios. À exceção de Mauro Cid, condenado a uma pena de dois anos em regime aberto, os demais, que tiveram penas maiores, passarão pelo crivo do Superior Tribunal Militar (STM) e devem responder à Justiça Militar.
Representação por Indignidade ou Incompatibilidade para o Oficial ato. Dessa forma, após o esgotamento dos recursos e o fim definitivo da ação penal no Supremo, Almir Garnier Santos, Augusto Heleno Ribeiro, Jair Messias Bolsonaro, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e Walter Souza Braga Netto terão que enfrentar outra batalha na Justiça Militar.
Podem ser expulsos das Forças Armadas e perder o posto, a patente e os benefícios, um final inglório para quem prestou serviço à nação por décadas.
13/09/2025 - 05:59h - Atualidades
O Governo de Mato Grosso do Sul - via Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) - instituiu o Programa MS Acolhe e Protege, que será executado em caráter extraordinário e temporário pela Polícia Civil, permitindo que delegados, escrivães e investigadores realizem mais 1.250 plantões além da jornada mensal. Assim, o atendimento e a apuração de crimes de violência doméstica serão ampliados, especialmente, em Campo Grande e em Dourados.
Em um cenário de preocupante aumento dos índices de violência doméstica no Estado, conforme dados oficiais da Sejusp, a medida emerge para fortalecer todo o sistema de proteção às vítimas de violência doméstica. Atualmente, a Polícia Civil registra uma média de 1.725 ocorrências por mês de violência doméstica no Estado.
Tal trabalho envolve diligências complexas, como pedidos de medidas protetivas, buscas e apreensões, oitivas especializadas e representações por prisão preventiva, que serão reforçadas com os plantões extras a serem realizados na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente), em Campo Grande, e na DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher ) de Dourados.
Outras unidades estratégicas também podem receber o reforço, conforme for verificado a necessidade de otimizar a atuação da polícia judiciária. Cada plantão terá duração de 12 horas consecutivas, com pagamento de uma verba indenizatória de R$ 200, limitada a 60 horas mensais por servidor. O custo máximo estimado é de R$ 250 mil por mês.
"O reforço no efetivo nos plantões de Campo Grande e de Dourados possibilitará um atendimento com maior celeridade e qualidade. Proporcionando agilidade na pronta resposta do Estado aos crimes perpetrados, impactando consideravelmente nos índices de criminalidade", pontuou o delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Lupérsio Degerone Lucio.
12/09/2025 - 22:41h - Nilson Pereira
Exemplo a ser seguido. Uma audiência fora do comum marcou esta semana em Maceió/AL. O juiz Federal Antônio José de Carvalho Araújo, da 9ª vara da Capital, deixou o fórum e foi até as ruas do bairro.
Foi para ouvir Amarildo Francisco dos Santos Silva, de 57 anos, que vive em situação de rua e aguardava decisão em processo previdenciário.
12/09/2025 - 10:31h - Nilson Pereira
Apesar da definição do tempo de condenação, Bolsonaro e os demais réus não vão ser presos imediatamente. Eles ainda podem recorrer da decisão e tentar reverter as condenações. Somente se os eventuais recursos forem rejeitados, as prisões poderão ser efetivadas.
Confira as penas definidas para os condenados: - Jair Bolsonaro – ex-presidente da República: 27 anos e três meses;
- Walter Braga Netto - ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice-presidente na chapa de 2022: 26 anos;
- Almir Garnier - ex-comandante da Marinha: 24 anos;
- Anderson Torres - ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal: 24 anos;
- Augusto Heleno - ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI): 21 anos;
- Paulo Sérgio Nogueira - ex-ministro da Defesa: 19 anos;
- Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. 2 anos em regime aberto e garantia de liberdade pela delação premiada;
12/09/2025 - 10:26h - Nilson Pereira
A maior feira cristã da América em São Paulo é a Expo Cristã. Este evento anual reúne fé, cultura, inovação e negócios, e em 2025 acontece no Distrito Anhembi, de 11 a 16 de setembro, celebrando 25 anos de história.
A Expo Cristã oferece programação intensa com palestras, shows, arenas temáticas e expositores de produtos cristãos, e a entrada é gratuita, mediante inscrição.
12/09/2025 - 08:15h - Atualidades
De Mato Grosso do Sul para o mundo, uma história que inspira o Setembro Verde, emociona e reforça o poder transformador do gesto de amor, é da Roseli Maria Cervi Kohl, aposentada e moradora de Coxim-MS. Gaúcha de Faxinal do Soturno-RS, Roseli doou medula óssea em 2011 para um paciente nos Estados Unidos, por meio do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
“Minha vida ganhou um novo significado a partir deste momento”, conta a doadora, que viu seu ato ultrapassar fronteiras e salvar uma vida sem jamais ter conhecido o receptor. Ela foi chamada pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba-PR, para a realização do procedimento. Conforme explica, as informações sobre a pessoa que recebeu o transplante de medula óssea eram limitadas e a probabilidade de haver um doador compatível fora da família era mínima, cerca de uma em um milhão. “Fiquei imensamente feliz por ajudar a salvar uma vida”, disse.
De Mato Grosso do Sul para o mundo, uma história que inspira o Setembro Verde, emociona e reforça o poder transformador do gesto de amor, é da Roseli Maria Cervi Kohl, aposentada e moradora de Coxim-MS. Gaúcha de Faxinal do Soturno-RS, Roseli doou medula óssea em 2011 para um paciente nos Estados Unidos, por meio do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
“Minha vida ganhou um novo significado a partir deste momento”, conta a doadora, que viu seu ato ultrapassar fronteiras e salvar uma vida sem jamais ter conhecido o receptor. Ela foi chamada pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba-PR, para a realização do procedimento. Conforme explica, as informações sobre a pessoa que recebeu o transplante de medula óssea eram limitadas e a probabilidade de haver um doador compatível fora da família era mínima, cerca de uma em um milhão. “Fiquei imensamente feliz por ajudar a salvar uma vida”, disse.
11/09/2025 - 17:07h - Atualidades
Com o voto da ministra Cármen Lúcia, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria na Primeira Turma para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus pelo envolvimento na trama golpista que resultou na invasão das sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023.
Até o momento, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram pela condenação, enquanto Luiz Fux foi o único a divergir. O ministro Cristiano Zanin, que preside a Primeira Turma, ainda deve apresentar seu voto. No entanto, independentemente da posição dele, os réus já estão matematicamente condenados.
Segundo o julgamento, Bolsonaro e seus aliados tiveram papel considerado “crucial” na articulação e mobilização de atos antidemocráticos após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.
Além de Jair Bolsonaro, foram condenados:
• Alexandre Ramagem
• Almir Garnier
• Anderson Torres
• Augusto Heleno
• Mauro Cid
• Paulo Sérgio Nogueira
• Walter Braga Netto
11/09/2025 - 07:34h - Atualidades
Resumo do julgamento
Fux votou para absolver Bolsonaro, Almir Garnier, Paulo Sérgio, general Heleno, Torres e Ramagem por todos os crimes
Fux condenou Mauro Cid e Braga Netto por abolição do Estado democrático de direito. Com isso, formou-se maioria pela condenação
Ontem, Moraes e Dino votaram pela condenação do ex-presidente e os outros sete réus por todos os crimes apontados pela PGR
Placar é de 2 votos a 1 pela condenação; com 3, forma-se a maioria.
Na sessão de amanhã votam Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, nesta ordem
Como foi o voto de Fux para cada crime na trama golpista
Fux votou para condenação de Mauro Cid e Braga Netto por abolição do Estado democrático de direito. Ministro absolveu os outros cinco réus.
Após quase 12 horas de voto, Fux encerra leitura
O ministro usou o dia todo para a leitura do voto, em uma sessão que começou às 9h14 e terminou agora, às 22h44. Ele votou para condenar Cid e Braga Netto, mas absolveu Bolsonaro, Heleno, Torres, Paulo Sérgio Nogueira, Ramagem e Garnier.
Fux vota para absolver Alexandre Ramagem de todos os crimes
Ministro discorreu sobre o deputado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o considerou inocente de todas as acusações. Mais cedo, Fux acolheu preliminar da defesa de Ramagem para suspender por completo a ação penal contra ele na trama golpista.
10/09/2025 - 13:21h - Nilson Pereira
Como é macaco velho, Zeca do PT pulou fora de ser candidato do partido ao governo do Estado. Mas lançou sua esposa como vice do Fábio Trad. Com dona Gilda o PT espera conseguir os votos da esquerda e o Fábio da direita, contra Eduardo Riedel, que vai estar no PP.
Mas ainda falta muito tempo e muita água vai passar por baixo da ponte. Hoje é impossivel Riedel não ser reeleito, principalmente pelo trabalho que vem realizando em Mato Grosso do Sul.
10/09/2025 - 07:13h - Nilson Pereira
O Supremo Tribunal Federal (STF) dá seguimento ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus envolvidos na trama golpista de 2022 nesta quarta-feira (10), às 9h. Neste dia, os trabalhos serão reduzidos, com apenas uma sessão, prevista para acabar às 12h.
No decorrer da “semana decisiva” são esperados mais quatro encontros com esse objetivo: dois na quinta-feira (11) e dois na sexta (12). Até lá, mais três ministros da Primeira Turma do STF devem definir o destino do chamado “núcleo crucial” da tentativa de golpe de Estado, citado em denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em fevereiro deste ano.
O julgamento começou na semana passada, quando foram ouvidas a acusação do PGR, Paulo Gonet, e as defesas dos oito réus. Nessa terça-feira (9), o processo foi retomado com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes.
O magistrado decidiu pela condenação de Jair Bolsonaro e de seus aliados por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, deterioração de patrimônio tombado e outros dois crimes contra o País.
O ministro Flávio Dino, votou em sequência com o relator, deixando o placar em 2x0 pela condenação. A sessão foi encerrada por volta das 17h, após o presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, pedir para ouvir os demais votos no dia seguinte.
Estão pendentes, ainda, as definições de Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por último, do próprio Zanin. A decisão é tomada por maioria simples.
10/09/2025 - 06:59h - Atualidades
A cidade de Rio Verde de Mato Grosso, localizada no norte do Estado, prepara-se para um novo momento. Com investimento de R$ 15,8 milhões, ordem de serviço assinada pelo Governo de Mato Grosso do Sul irá mudar a realidade de três bairros e levar 32.779,31 m² de pavimentação para 18 ruas da localidade. Além disso, 6.116,47m de drenagem será executada no município.
Com balneários de águas cristalinas e cachoeiras que atraem visitantes durante todo o ano, Rio Verde tornou-se conhecida como um dos destinos turísticos mais procurados do Estado. E com melhorias na infraestrutura urbana, tende a impulsionar ainda mais o setor.
As frentes de trabalho contemplam a Vila Ouro Verde, Jardim Semíramis e Coronel Manoel Mariano, onde as ruas ainda sem asfalto dão lugar à poeira e aos transtornos em dias de chuva. A pavimentação nesses bairros é vista como uma demanda antiga da população e, agora, passa a sair do papel com a execução das obras.
Conforme o secretário de Infraestrutura e Logística (Seilog) Guilherme Alcântara de Carvalho, o projeto tem como objetivo facilitar o tráfego de veículos nas vias e, acima de tudo, devolver qualidade de vida aos moradores, melhorando a rotina de quem vive e trabalha nas imediações.
“Estamos preparando as cidades com olhar no futuro, para que esses locais recebam novos empreendimentos. O compromisso de transformação e melhoria da infraestrutura urbana em todas as regiões de Mato Grosso do Sul tem sido permanente”, reforça o secretário
09/09/2025 - 07:56h - Nilson Pereira
Setembro Amarelo: 80 adolescentes e jovens morreram por suicídio este ano em MS De janeiro até agora, 80 adolescentes e jovens morreram por suicídio em Mato Grosso do Sul, conforme dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a quarta principal causa de morte, atrás apenas de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Trata-se de um fenômeno complexo que atinge o mundo inteiro, trazendo impactos profundos para famílias e para a sociedade. Por isso, campanhas como o Setembro Amarelo podem ser essenciais na prevenção dessa realidade dolorosa. O dia 10 de setembro é reconhecido como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas as ações se estendem ao longo de todo o mês e precisam ganhar cada vez mais visibilidade.
09/09/2025 - 06:32h - Atualidades
O status de pleno emprego de Mato Grosso do Sul, detentor do quarto menor índice de desocupação do Brasil - atrás apenas de Santa Catarina (2,2%), Rondônia (2,3%) e Mato Grosso (2,8%) -, coloca o Estado em uma posição privilegiada: há vagas ociosas nas empresas esperando trabalhadores para ocupá-las, seja no primeiro, segundo ou terceiro setor.
Contudo, tal cenário positivo também traz reflexos negativos, as chamadas 'dores do crescimento'. A falta de mão de obra, por vezes, atrapalha e reduz o desenvolvimento econômico e social. O desafio do Governo do Estado é encontrar as pessoas certas para ocuparem essas vagas dentro desse reduzido universo de trabalhadores disponíveis.
Essa foi uma das principais discussões do 1º Fórum Estadual de Gestores do Trabalho, Emprego e Renda, realizado durante sexta-feira (5) e sábado (6), no auditório do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), em Campo Grande. O evento contou com a participação do governador Eduardo Riedel em sua abertura.
"Temos que fazer um esforço grande. Quando investimos para resolver os problemas das pessoas, temos respostas imediatas. Então isso é o que precisamos fazer", frisa o governador, ao se referir aos grupos de pessoas com pouco acesso ao mercado de trabalho, que são os jovens com Ensino Médio inconcluso e as mães que não têm com quem deixar os filhos.
Também participaram do Fórum o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, o diretor do Departamento de Políticas Públicas de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Tiago de Oliveira Motta, o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Esaú Aguiar, e a diretora da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), Marina Dobashi, além de outras autoridades e convidados.
08/09/2025 - 11:44h - Nilson Pereira
Um menino nascido em Londres tornou-se o primeiro santo millennial, em uma cerimônia marcada por um antigo ritual, presidida no domingo pelo papa Leão.. Em sua curta vida, Carlo Acutis criou sites documentando "milagres" como forma de difundir os ensinamentos católicos, o que lhe rendeu o apelido de "influenciador de Deus". Sua canonização estava prevista para o fim de abril, mas foi adiada após a morte do papa Francisco.
Estima-se que mais de um milhão de pessoas já tenham feito peregrinação até Assis, a cidade italiana no alto de uma colina onde repousa o corpo de Carlo, preservado em cera.
Mas há outro local de peregrinação associado a Carlo Acutis que viu aumentar o número de visitantes desde o anúncio de sua santificação: a igreja Our Lady of Dolours, em Londres.
08/09/2025 - 11:13h - Nilson Pereira
Roberta diz que mãe da Marilia Mendonça só pensa em usar a imagem da filha, falecida, por dinheiro. Referência do sertanejo, Roberta relembrou seu encontro com Marília Mendonça e recordou todo carinho e respeito que a artista tinha por ela. "Eu já estava me relacionando com ela (...) quando nos encontramos no palco, parecia que ela era minha filha, a minha semente, o meu legado", afirmou.
No entanto, algumas situações fizeram com que Roberta Miranda se chateasse com a mãe da cantora. "Fiquei bastante chateada com a dona Ruth. Mandei flores para ela, ela não quis receber e as flores ficaram murchando na floricultura"…
08/09/2025 - 09:14h - Atualidades
Mato Grosso do Sul alcançou US$ 7,24 bilhões em exportações entre janeiro e agosto de 2025, crescimento de 3,26% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Carta de Conjuntura do Comércio Exterior (agosto/2025) elaborada pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). O saldo da balança comercial chegou a US$ 5,53 bilhões, 8,4% superior ao registrado em 2024.
Entre os produtos exportados, a celulose lidera a pauta com 29,9% de participação, seguida da soja em grão (27,2%) e da carne bovina fresca (15,07%). A proteína bovina merece destaque: no acumulado de 2025, o setor registrou alta de 43,7% em relação a 2024, evidenciando a capacidade do segmento frigorífico em ampliar mercados e diversificar destinos, mesmo diante do cenário de tarifas dos Estados Unidos.
Somente no mês de agosto, a China respondeu por US$ 91 milhões em compras de carne bovina de Mato Grosso do Sul, consolidando-se como principal destino. O Chile importou US$ 16,4 milhões, o México US$ 11,8 milhões, enquanto mercados como Israel, Turquia, Filipinas e Itália mantiveram presença expressiva. Os Estados Unidos, que aplicaram a tarifa de 50%, adquiriram US$ 7,6 milhões, ficando atrás de outros parceiros emergentes na lista mensal.
Outros produtos também registraram forte crescimento, como o minério de ferro (alta de 32,8%) e a categoria “outros produtos” (resíduos vegetais, sucatas e desperdícios), que apresentou variação de 806% em valores exportados.
Nas importações, Mato Grosso do Sul registrou retração de 10,79% no acumulado, totalizando US$ 1,66 bilhão. O gás natural manteve-se como principal item importado, respondendo por 33,2% do total, seguido pelo cobre (7,9%) e por máquinas e equipamentos para a indústria de celulose e papel.
07/09/2025 - 09:19h - Atualidades
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) realizou durante o mês de agosto 12 operações da Lei Seca, além de abordagens e patrulhamentos de rotina em cidades e rodovias. As ações têm como objetivo garantir a segurança nas rodovias e vias urbanas de todo o Estado.
Foram abordados 5.349 veículos em todo o Estado, resultando em 4.880 testes de etilômetro realizados, com duas pessoas presas em flagrante. Além disso, foram flagrados 67 condutores dirigindo sem possuir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Em uma dessas ocorrências, na cidade de Aquidauana, no dia 4 de agosto, durante patrulhamento de rotina, foi informado que circulava no município um veículo dublê. Em parceria com o 7º Batalhão de Polícia Militar de Aquidauana, o veículo foi abordado e constatou-se que se tratava de um clone.
O condutor possuía mandado de prisão em aberto e mais de 74 passagens pela polícia, incluindo tráfico, estelionato e violência doméstica, entre outras. O veículo e o condutor foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Anastácio para as devidas providências legais.
06/09/2025 - 11:24h - Nilson Pereira
Visitantes do Bioparque Pantanal terão a oportunidade de contemplar de perto a orquídea Cattleya nobilior, flor símbolo de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande. Mais de 100 exemplares da espécie, além de orquídeas dos gêneros Catasetum, Ionopsis e Oncidium, agora embelezam ainda mais o jardim da área externa do espaço, em um novo atrativo que valoriza a flora nativa.
As plantas foram doadas ao Bioparque Pantanal por meio de uma parceria com a Associação Campograndense de Orquidofilia e Ambientalismo (Acoa) e a Associação da Cattleya Nobilior (ACN). O objetivo é reforçar a importância da preservação da flora do bioma e oferecer ao público a chance de conhecer de perto espécies que representam a identidade cultural e ambiental sul-mato-grossense.
06/09/2025 - 07:01h - Atualidades
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), exonerou nesta sexta-feira (5) a médica Rosana Leite de Melo do cargo de secretária municipal de Saúde. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial desta sexta-feira (5).
De acordo com o Decreto nº 2.614, a exoneração tem efeito imediato a partir da data da publicação. Rosana ocupava o cargo de secretária de Saúde, desde fevereiro de 2024.
Na mesma edição, outros dois decretos oficializaram a nova função da médica na administração municipal. Rosana foi designada para desempenhar a Função de Atividades de Assistência e Assessoramento Superior (símbolo FAS-01) na Secretaria Especial da Casa Civil. Em seguida, o Decreto “PE” nº 2.617 a nomeou como assessora executiva da mesma pasta.
Com a saída da médica, a gestão da Secretaria de Saúde ficará a cargo de um comitê gestor, formado por seis servidores municipais:
Ivoni Kanaan Nabhan Pelegrinelli, gestora coordenadora;
Catiana Sabadin Zamarrenho, gestora de planejamento e execução estratégica;
Andréa Alves Ferreira Rocha, gestora jurídica;
Isaac José de Araújo, gestor de finanças e orçamento;
Vanderlei Bispo de Oliveira, gestor administrativo;
André de Moura Brandão, gestor de contratação.
As mudanças foram assinadas pela prefeita e, no caso dos atos administrativos, também pela secretária municipal de Administração e Inovação, Andréa Alves Ferreira Rocha.
05/09/2025 - 10:55h - Atualidades
A partir do dia 8 de setembro, visitantes e servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) já terão 140 vagas disponibilizadas no novo estacionamento vertical. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (4) pelos deputados presidente Gerson Claro (PP) e primeiro-secretário Paulo Corrêa (PSDB), em visita às obras.
“Essas novas vagas já serão liberadas no piso inferior, vamos fazer a limpeza para poder entregar já dia 8”, disse o presidente Gerson Claro (PP). Paulo Corrêa ressaltou que serão cerca de 600 novas vagas. “Efetivamente, a Assembleia dá um salto em qualidade”, destacou Paulo Corrêa.
O primeiro secretário ainda ressaltou que o prazo para a entrega completa da obra orçada em R$ 34 milhões está previsto para o mês de dezembro. “Atualmente estamos estacionando na rua, as pessoas reclamam e tal, mas nós estamos construindo uma coisa muito melhor, para o futuro, então temos que terminar a obra com segurança. Tem lugares que ainda faltam guard-rail toda a segurança é exigência nossa. Além disso vamos ganhar outro espaço maravilhoso para a Assembleia sem derrubar nenhuma árvore, onde poderemos fazer eventos em espaço coberto”, detalhou Paulo Corrêa.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura da ALEMS há um plano de manejo das árvores que precisaram ser realocadas e um comprometimento de replantio de espécies nativas. “A gente tem um planejamento de remanejamento, algumas que a gente tirou e replantou ali na mata existente outras estamos cultivando no espaço de compostagem. Então a gente não desmatou nada. Estamos com um ano e três meses de obras e prevemos mais três meses para terminar liberando todos os setores, com vagas para carros e motocicletas”, explicou João Paulo Coelho, secretário de Infraestrutura.
05/09/2025 - 10:54h - Nilson Pereira
Almir Sater: ‘Se alguém faz uma música que emociona, quem sou eu pra julgar se ela é boa ou ruim?’
Cantor de 68 anos recebe a reportagem do ‘Estadão’ em seu refúgio de sete hectares na Serra da Cantareira antes de show na capital neste sábado, 6, e turnê com o filho Gabriel que chegará ao Carnegie Hall, em Nova York, se Trump ‘não impedir’
04/09/2025 - 14:37h - Nilson Pereira
Agora ele não quer, mas...Lula já pediu anistia no passado. Em 1980, quando era líder sindical, foi preso por liderar greves no ABC Paulista e posteriormente solicitou anistia para limpar sua ficha criminal.
Atualmente, ele se posiciona contra a anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, que invadiram as sedes dos Três Poderes e foram condenados a até 17 anos de prisão. Lula defende que os responsáveis sejam punidos e argumenta que conceder anistia significaria enfraquecer a democracia. Essa postura tem gerado críticas, especialmente de setores que apontam uma contradição em sua trajetória.
04/09/2025 - 11:24h - Atualidades
O Programa Passe Livre Intermunicipal de Mato Grosso do Sul passa por um processo de transformação que promete facilitar a vida de milhares de beneficiários em todo o Estado. A partir deste mês, o cartão físico deixará de ser emitido e a identificação passará a ser disponibilizada exclusivamente em formato digital, acessível pelo aplicativo MS Digital ou pelo site oficial do programa (https://www.passelivredigital.ms.gov.br/).
Atualmente, conforme informações da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), 77.645 pessoas são contempladas pelo benefício, entre elas 69.336 idosos, 5.973 pessoas com deficiência e 2.336 acompanhantes.
Tendo como foco a inclusão social de idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade econômica, o Passe Livre Intermunicipal garante gratuidade ou desconto no transporte rodoviário intermunicipal de passageiros.
Com a digitalização da carteirinha, os beneficiários ganham mais autonomia e praticidade, já que o documento poderá ser acessado diretamente pelo celular, sem a necessidade de portar o cartão físico, que muitas vezes era perdido ou danificado.
O processo de modernização teve início em 2024, quando o governo estadual promoveu uma série de reuniões técnicas, cursos de capacitação e encontros regionais para orientar os municípios sobre a nova modalidade. Testes foram realizados ao longo desse período, preparando o sistema para a substituição definitiva do modelo físico.
A iniciativa, além de facilitar o acesso, também representa um avanço em termos de sustentabilidade, ao reduzir a emissão de plástico e o uso de papel.
03/09/2025 - 05:54h - Nilson Pereira
Carlo Acutis, conhecido como “padroeiro da internet”, será canonizado pelo Papa Leão XIV no domingo.
Fiéis da paróquia onde aconteceu o milagre que beatificou Acutis viverão semana com Missas, veneração de relíquia e procissão
“Carlo Acutis é santo!”. Esta é a afirmação que os devotos do “ciberapóstolo da Eucaristia” aguardam ouvir após a cerimônia de canonização prevista para o próximo domingo, 7. No Brasil, mais especificamente na Paróquia São Sebastião, na Arquidiocese de Campo Grande (MS), onde aconteceu o milagre de beatificação de Carlo, uma programação especial foi preparada.
03/09/2025 - 05:35h - Atualidades
Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomam, nesta quarta-feira (3), o julgamento da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus. O grupo é acusado de tentativa de golpe de Estado em 2022.
👉🏽 Na sessão desta quarta, advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros três acusados devem apresentar seus posicionamentos. A apresentação dos votos dos ministros pode ficar para a próxima semana.
O que vai acontecer nesta quarta-feira?
A sessão da Primeira Turma será retomada pela manhã e deve ir até o começo da tarde, já que o plenário do Supremo terá julgamentos a partir das 14h.
As defesas de quatro réus vão apresentar seus argumentos. Falam, nesta ordem, os advogados de:
Augusto Heleno;
Jair Bolsonaro;
Paulo Sérgio Nogueira; e
Walter Braga Netto.
Cada um terá cerca de uma hora para apresentar seus posicionamentos.
Com o cronograma da sessão concentrado durante a manhã, se todos os advogados usarem o período total a que têm direito, a apresentação dos votos dos ministros pode ficar para a próxima terça-feira (9).
O que ainda pode acontecer na próxima semana?
Na próxima semana, o julgamento deve prosseguir com a análise de questões preliminares – temas de caráter processual que precisam ser decididos antes da definição sobre absolvição ou condenação.
A deliberação, neste ponto, começa com o voto do relator, Alexandre de Moraes, e segue na sequência de antiguidade dos magistrados. Votam os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e o presidente Cristiano Zanin.
Vencida esta etapa, o julgamento prossegue para a apresentação dos votos dos ministros quanto à conduta de cada acusado.
03/09/2025 - 05:29h - Nilson Pereira
No dia do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou trechos do Salmo 100
. "Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração", escreveu Michelle nesta terça-feira (2/9), nos stories do Instagram.
02/09/2025 - 07:10h - Nilson Pereira
William Bonner se despede do 'Jornal Nacional'; Renata Vasconcellos e César Tralli formarão nova dupla
A partir de 2026, William Bonner e Sandra Annenberg apresentarão 'Globo Repórter'. Roberto Kovalick vai assumir 'Jornal Hoje' e 'Hora Um' terá. Como editora-chefe do JN, assumirá a atual editora-chefe adjunta do JN e parceira de Bonner há seis anos nesta função, Cristiana Sousa Cruz. E, a partir do ano que vem, William Bonner se juntará à Sandra Annenberg na apresentação do Globo Repórter.
Nesta segunda-feira (1º), dia em que o Jornal Nacional comemora seus 56 anos, a edição de aniversário será marcada também pelo anúncio da despedida de William Bonner, o âncora com mais tempo à frente da bancada do JN. São 29 anos como apresentador e 26 anos acumulando também a função de editor-chefe. William ficará no comando do telejornal até 3 de novembro, quando César Tralli assumirá o posto de âncora ao lado de Renata Vasconcellos.
02/09/2025 - 05:51h - Atualidades
O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia na próxima terça-feira (2) o julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pela trama golpista para tentar reverter o resultado das eleições de 2022. O grupo faz parte do núcleo crucial da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Cerca de dois anos e meio após os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, a Corte realizará um julgamento histórico, que pode levar para a prisão um ex-presidente da República e generais do Exército pela acusação de golpe de Estado, medida inédita após a redemocratização do país.
Para garantir a tranquilidade do julgamento, o Supremo preparou um esquema especial de segurança para restringir a circulação de pessoas nos edifícios da Corte, além de varredura com cães farejadores em busca de bombas e uso de drones.
O julgamento terá ampla cobertura jornalística. A Corte recebeu 501 pedidos de credenciamento de profissionais da imprensa nacional e internacional interessados em noticiar o julgamento.
Em um procedimento inédito, o Supremo também fez o credenciamento de pessoas interessadas em acompanhar a deliberação de forma presencial. Segundo a Corte, foram 3.357 inscrições de interessados, entre advogados e cidadãos.
Apesar do grande número de inscritos, somente os primeiros 1,2 mil pedidos serão atendidos, devido à limitação de espaço.
Os contemplados vão acompanhar o julgamento na sala da Segunda Turma da Corte, por meio de um telão, e não poderão ficar na Primeira Turma, onde o será o julgamento. O espaço será destinado somente aos advogados dos réus e aos profissionais de imprensa. Com informações da Agência Brasil
Foram disponibilizados 150 lugares para cada uma das oito sessões de julgamento, marcadas para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro.
Nos dias 2,9 e 12, as sessões serão realizadas no período da manhã e da tarde.
02/09/2025 - 05:00h - Atualidades
Levar dignidade, oportunidade e melhor condição de vida ao campo-grandense. Foi com este foco que o Governo de Mato Grosso do Sul promoveu grandes investimentos na Capital nos últimos anos, em diferentes setores, como infraestrutura, segurança, saúde, educação e área social. A qualificação profissional e o acesso ao emprego também fazem parte deste pacote.
Somente pelo programa MS Ativo o investimento chegou a R$ 286 milhões em obras concluídas nas áreas principais que fazem a diferença no dia a dia do cidadão. Apenas na área urbana foram R$ 92,1 milhões, além dos convênios estaduais com a cidade (R$ 139,5 milhões) e as obras civis (R$ 54,9 milhões).
Ainda estão previstas mais R$ 153 milhões em obras civis (edifícios, construções) e R$ 171 (milhões) ao setor urbano da Capital. Somando estes investimentos chega-se R$ 610 milhões.
Este é o retrato da gestão municipalista do Governo do Estado, que tem como prioridade atender o cidadão onde ele mais precisa, com parceria e apoio aos municípios.
"Estabelecemos uma parceria com a Capital em torno de políticas públicas e investimentos que gerem resultados para as pessoas. Com parceria em setores importantes como educação, segurança, qualificação profissional e infraestrutura. Quando isto muda e faz diferença na vida do cidadão então cumprimos nosso objetivo. Campo Grande é uma cidade maravilhosa, nossa capital, que temos que valorizar cada vez mais. Vamos contribuir no que for possível”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
01/09/2025 - 17:44h - Nilson Pereira
Quem vê cara não faz ideia de que fez a contadora Aline Leal da Rocha, ou continua fazendo. Explico: Ela deu um golpe no empresário Jose Luiz Saad, que até onde se sabe são acima de R$ 17 milhões.
Segundo Zé Saad, Aline Leal que havia prestado serviços de contadora para a família, financiou uma caminhonete Dodge Ram (R$ 386 mil) em nome de sua esposa. A compra foi em uma garagem na Avenida Bandeirantes, em Campo Grande. Daí em diante descobriu-se uma série de falcatruas da contadora e foi denunciada na Polícia, que está investigando as denúncias.
01/09/2025 - 08:47h - Atualidades
Localizado a 260 km da capital sul-mato-grossense Campo Grande, o município de Bonito tornou-se conhecido internacionalmente por sua beleza exuberante e como um dos principais roteiros ecológicos do País. A partir da próxima semana, Bonito também passará a receber voos regulares da Latam Airlines, que se junta a Gol e Azul na operação do aeroporto regional.
Com a novidade, o município passa a ser atendido pelas três maiores companhias aéreas brasileiras, ampliando a conectividade de um dos destinos turísticos mais procurados do País. Agora a malha aérea será diversificada com partidas dos três principais aeroportos do Estado de São Paulo: Viracopos, Congonhas e Cumbica, o que deve facilitar o acesso de turistas vindos de diversas regiões do Brasil e do exterior.
A expectativa é de que a movimentação de passageiros no terminal cresça significativamente. De janeiro até 14 de agosto deste ano, já foram contabilizados 38.125 passageiros. Com a chegada da nova frequência da Latam, o Governo de Mato Grosso do Sul projeta que o número ultrapasse os 60 mil até dezembro.
"Agora Bonito se conecta diretamente a Guarulhos, que é o principal ponto de entrada internacional do Brasil", afirma Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur).
Aeroporto passou por ampliação e modernização
Desde que passou a ser administrado pelo governo estadual, em 2018, o Aeroporto de Bonito vem recebendo uma série de investimentos para ampliação e modernização da infraestrutura. De 2023 até agosto de 2025, já foram aplicados R$ 2 milhões em obras de melhoria, manutenção, compra de equipamentos e contratação de serviços técnicos.
Você faria o mesmo? Mãe de Eliza Samudio defende relação do neto com o pai: 'A gente não sabe do dia de amanhã'. Dona Sônia, mãe de Eliza Samudio, surpreendeu em uma entrevista, ao demonstrar apoio a uma possível relação do neto, Bruninho, com o pai, Bruno.
Exemplo a ser seguido. Uma audiência fora do comum marcou esta semana em Maceió/AL. O juiz Federal Antônio José de Carvalho Araújo, da 9ª vara da Capital, deixou o fórum e foi até as ruas do bairro.
Apesar da definição do tempo de condenação, Bolsonaro e os demais réus não vão ser presos imediatamente. Eles ainda podem recorrer da decisão e tentar reverter as condenações. Somente se os eventuais recursos forem rejeitados, as prisões poderão ser efetivadas.
Confira as penas definidas para os condenados: - Jair Bolsonaro – ex-presidente da República: 27 anos e três meses;
A maior feira cristã da América em São Paulo é a Expo Cristã. Este evento anual reúne fé, cultura, inovação e negócios, e em 2025 acontece no Distrito Anhembi, de 11 a 16 de setembro, celebrando 25 anos de história.
Como é macaco velho, Zeca do PT pulou fora de ser candidato do partido ao governo do Estado. Mas lançou sua esposa como vice do Fábio Trad. Com dona Gilda o PT espera conseguir os votos da esquerda e o Fábio da direita, contra Eduardo Riedel, que vai estar no PP.
Setembro Amarelo: 80 adolescentes e jovens morreram por suicídio este ano em MS De janeiro até agora, 80 adolescentes e jovens morreram por suicídio em Mato Grosso do Sul, conforme dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a quarta principal causa de morte, atrás apenas de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Um menino nascido em Londres tornou-se o primeiro santo millennial, em uma cerimônia marcada por um antigo ritual, presidida no domingo pelo papa Leão.. Em sua curta vida, Carlo Acutis criou sites documentando "milagres" como forma de difundir os ensinamentos católicos, o que lhe rendeu o apelido de "influenciador de Deus". Sua canonização estava prevista para o fim de abril, mas foi adiada após a morte do papa Francisco.
Roberta diz que mãe da Marilia Mendonça só pensa em usar a imagem da filha, falecida, por dinheiro. Referência do sertanejo, Roberta relembrou seu encontro com Marília Mendonça e recordou todo carinho e respeito que a artista tinha por ela. "Eu já estava me relacionando com ela (...) quando nos encontramos no palco, parecia que ela era minha filha, a minha semente, o meu legado", afirmou.
Visitantes do Bioparque Pantanal terão a oportunidade de contemplar de perto a orquídea Cattleya nobilior, flor símbolo de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande. Mais de 100 exemplares da espécie, além de orquídeas dos gêneros Catasetum, Ionopsis e Oncidium, agora embelezam ainda mais o jardim da área externa do espaço, em um novo atrativo que valoriza a flora nativa.
Almir Sater: ‘Se alguém faz uma música que emociona, quem sou eu pra julgar se ela é boa ou ruim?’
Cantor de 68 anos recebe a reportagem do ‘Estadão’ em seu refúgio de sete hectares na Serra da Cantareira antes de show na capital neste sábado, 6, e turnê com o filho Gabriel que chegará ao Carnegie Hall, em Nova York, se Trump ‘não impedir’
Agora ele não quer, mas...Lula já pediu anistia no passado. Em 1980, quando era líder sindical, foi preso por liderar greves no ABC Paulista e posteriormente solicitou anistia para limpar sua ficha criminal.
Carlo Acutis, conhecido como “padroeiro da internet”, será canonizado pelo Papa Leão XIV no domingo.
Fiéis da paróquia onde aconteceu o milagre que beatificou Acutis viverão semana com Missas, veneração de relíquia e procissão
No dia do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou trechos do Salmo 100
William Bonner se despede do 'Jornal Nacional'; Renata Vasconcellos e César Tralli formarão nova dupla
A partir de 2026, William Bonner e Sandra Annenberg apresentarão 'Globo Repórter'. Roberto Kovalick vai assumir 'Jornal Hoje' e 'Hora Um' terá. Como editora-chefe do JN, assumirá a atual editora-chefe adjunta do JN e parceira de Bonner há seis anos nesta função, Cristiana Sousa Cruz. E, a partir do ano que vem, William Bonner se juntará à Sandra Annenberg na apresentação do Globo Repórter.
Quem vê cara não faz ideia de que fez a contadora Aline Leal da Rocha, ou continua fazendo. Explico: Ela deu um golpe no empresário Jose Luiz Saad, que até onde se sabe são acima de R$ 17 milhões.
Advogada, especializada em Direito da Família, Jessica Amarilha, explica como irá funcionar na prática. Conforme o Código Civil de 2002, são considerados herdeiros necessários os filhos (descendentes), cônjuge e pais (ascendentes).
13/09/2025 - 11:12h - Atualidades
Que final triste desses generais e ex-presidente
13/09/2025 - 05:59h - Atualidades
MS Acolhe e Protege: Governo de MS reforça enfrentamento à violência contra mulheres, crianças e adolescentes
12/09/2025 - 08:15h - Atualidades
Setembro Verde: ALEMS reforça apoio à doação de órgãos e tecidos
11/09/2025 - 17:07h - Atualidades
Bolsonaro é condenado pelo STF , apesar de faltar um voto
11/09/2025 - 07:34h - Atualidades
Cármen e Zanin fecham nesta quinta placar do julgamento de Bolsonaro
10/09/2025 - 06:59h - Atualidades
Pavimentação avança em Rio Verde, um dos principais destinos turísticos de Mato Grosso do Sul
09/09/2025 - 06:32h - Atualidades
Com vagas de trabalho ociosas, MS traça estratégias para ampliar espaço de jovens e mães no mercado
08/09/2025 - 09:14h - Atualidades
Exportações de MS somam US$ 7,24 bilhões até agosto e carne bovina cresce 43,7% no acumulado do ano
07/09/2025 - 09:19h - Atualidades
Mais de 5 mil veículos são abordados em operações do Detran em MS durante o mês de agosto
06/09/2025 - 07:01h - Atualidades
Prefeita exonera secretária de Saúde e cria comitê gestor para comandar a pasta
05/09/2025 - 10:55h - Atualidades
Mesa Diretora anuncia liberação parcial de novo estacionamento na ALEMS
04/09/2025 - 11:24h - Atualidades
Governo de Mato Grosso do Sul moderniza Passe Livre Intermunicipal e adota carteirinha digital a partir deste mês
03/09/2025 - 05:35h - Atualidades
Julgamento do século, que enfrenta Jair Bolsonaro
02/09/2025 - 05:51h - Atualidades
Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões
02/09/2025 - 05:00h - Atualidades
Com apoio do Governo do Estado, Hospital de Câncer inaugura quarto andar e amplia leitos para oncologia
01/09/2025 - 08:47h - Atualidades
Investimento em infraestrutura alavanca turismo em MS e Bonito recebe novos voos a partir de setembro