
07/11/2025 - 10:05h - Atualidades

Neste mês, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) soma esforços à campanha Novembro Azul, movimento internacional de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e dos cuidados integrais com a saúde do homem. A iniciativa reforça o compromisso do Parlamento estadual com políticas públicas voltadas à promoção da saúde e à qualidade de vida da população sul-mato-gros
A campanha Novembro Azul, iniciada na Austrália em 2003, foi instituída no calendário oficial do Estado em dezembro de 2014, por meio da Lei 4.636/2014, de autoria do deputado estadual e 2º vice-presidente do Parlamento, Zé Teixeira (PSDB), e coautoria do ex-deputado Marquinhos Trad.
A finalidade da legislação é promover e realizar ações integradas para a promoção da conscientização acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer. “Não basta usar uma fita azul ou iluminar prédios. O que precisamos iluminar é a cabeça dos homens. Além da doença, temos que enfrentar o preconceito que impede alguns de procurar o diagnóstico precoce”, pontuou o autor da legislação, deputado Zé Teixeira.
O deputado destacou ainda que a criação da lei estadual foi apenas o primeiro passo de um trabalho contínuo de conscientização e políticas públicas voltadas à saúde masculina. “A minha lei foi o ponto de partida, mas o futuro da campanha depende de políticas públicas eficientes e da mudança cultural para que cada vez mais homens cuidem da própria saúde", ressaltou.
Estatísticas
Números reforçam a urgência da conscientização e do acesso à informação, pilares fundamentais do Novembro Azul. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, entre 2023 e 2025, surjam 71,7 mil novos casos por ano no país, correspondendo a um risco de 67,86 casos a cada 100 mil homens. Ainda segundo o Ministério, o câncer de próstata é o mais incidente na população masculina, excluídos os tumores de pele não melanoma, e o segundo que mais causa mortes no Brasil.
Em 2021, mais de 16 mil brasileiros perderam a vida em decorrência da doença, o que representa cerca de 44 mortes por dia. De acordo com dados do Ministério da Saúde, com base no World Cancer Research Fund, foram registrados cerca de 1,47 milhão de novos casos de câncer de próstata em 2022, o que torna a doença uma das mais comuns entre os homens em todo o mundo.
06/11/2025 - 10:10h - Nilson Pereira

O governador Eduardo Riedel (PP) lidera com 56,94% a disputa pelo Governo do Estado em 2026, segundo levantamento realizado em 54 cidades pelo Ipems.
O deputado federal Marcos Pollon (PL) fica em 2º com 16,66%, seguido pelo ex-deputado federal Fábio Trad (PT) com 15,23%. Os percentuais são de votos válidos. Portanto, a continuar Riedel se reelege no primeiro turno pelo trabalho que faz.
06/11/2025 - 09:19h - Atualidades

O mês de novembro marca uma grande mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em Mato Grosso do Sul, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) realiza, no dia 13 de novembro, o Dia D Estadual de Combate às Arboviroses, com programação especial no Bioparque do Pantanal, em Campo Grande.
A ação integra as atividades promovidas ao longo do mês em todo o Estado, reforçando o compromisso com a educação em saúde, a prevenção e o enfrentamento às doenças causadas pelo vetor.
Durante todo o dia, escolas e visitantes poderão participar de atividades educativas e interativas. Um dos destaques será a presença do 'Senhor Arbo', personagem da Turminha da Saúde Única, que sensibiliza o público infantil de forma lúdica e divertida. O evento também contará com um estande educativo, exibindo amostras reais de larvas do mosquito e explicando as fases do ciclo do Aedes aegypti.
Para a coordenadora de Saúde Única da SES, Danila Frias, o trabalho integrado é o que garante ações mais eficazes de prevenção. “O enfrentamento às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti envolve uma abordagem integrada entre saúde humana, animal e ambiental. Essa é a essência da Saúde Única: compreender que o equilíbrio entre o meio ambiente e as nossas ações diárias é fundamental para a prevenção das arboviroses”, explica Danila Frias, Coordenadora de Saúde Única da SES.
O público poderá aprender, na prática, como pequenas atitudes diárias, como manter caixas d’água tampadas, eliminar recipientes que acumulam água e limpar calhas e quintais são fundamentais para evitar novos focos de reprodução. Serão distribuídos materiais informativos e educativos, reforçando a importância do engajamento da sociedade no combate às arboviroses.
06/11/2025 - 08:11h - Atualidades

As atividades previstas para a manhã desta quarta-feira (5) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) foram suspensas. O presidente Gerson Claro (PP) comunicou a decisão em plenário, manifestando solidariedade pelo falecimento precoce do filho de uma servidora da Casa de Leis.
“Nós tivemos uma servidora que perdeu o filho essa noite e, prestando toda nossa solidariedade e consternação, não vamos realizar a sessão hoje”, declarou o presidente.
Com isso, as matérias pautadas para a Ordem do Dia foram automaticamente transferidas para a sessão de quinta-feira (6). Mais cedo, a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) também foi suspensa. O deputado Junior Mochi (MDB), vice-presidente da Comissão, fez o comunicado oficial e recebeu os acadêmicos de Direito da Unigran que visitavam a Casa para conhecer o trabalho parlamentar. Os pareceres previstos para serem devolvidos nesta data serão lidos no expediente da próxima reunião, marcada para quarta-feira (12).
Parceria institucional e responsabilidade fiscal
Ainda pela manhã, o governador Eduardo Riedel concedeu entrevista coletiva na ALEMS, após reunião na Sala da Presidência, onde agradeceu o apoio e a parceria do Legislativo neste terceiro ano de mandato. Ele também abordou medidas de contenção de gastos e o projeto que autoriza o Estado a contratar empréstimo de R$ 900 milhões para investimentos em Mato Grosso do Sul.
05/11/2025 - 08:22h - Atualidades

Mato Grosso do Sul a partir de agora fará parte de um dia único, ao lado do estado vizinho Paraná e do Paraguai: é o Dia D Binacional de Imunização, ação que visa ampliar a cobertura vacinal e fortalecer as ações de vigilância e prevenção em saúde na região fronteiriça brasileira e paraguaia. O documento que firma tal cooperação internacional à partir de 2026 foi assinado sexta-feira (31), durante o III Encontro Internacional de Saúde nas Fronteiras Brasil-Paraguai, realizado na cidade paraguaia de Salto del Guairá.
SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), Secretaria de Saúde do Paraná, Ministério da Saúde, Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e o Governo do Paraguai assinaram conjuntamente o documento que permite a realização de tal iniciativa, consolidando os avanços obtidos desde o segundo encontro, realizado em Ponta Porã, em abril deste ano, quando autoridades dos dois países pactuaram o Projeto de Monitoramento para Vigilância em Saúde na Fronteira Brasil-Paraguai.
"Esse acordo é resultado de um diálogo contínuo entre os estados e o país vizinho. Mato Grosso do Sul tem uma posição estratégica e desempenha papel central na cooperação em saúde, especialmente nas ações de vigilância e imunização, explica a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, que representou o Estado no encontro.
Maymone ainda completou que a iniciativa "reforça nosso compromisso de proteger as populações de fronteira e promover uma resposta conjunta às demandas sanitárias e faz parte da rede integrada de atenção e vigilância que temos estruturado".
04/11/2025 - 11:53h - Nilson Pereira

Elias Tanus morreu. Ele foi vítima de um infarto fulminante na manhã desta terça-feira, 4 de novembro de 2025, no Pantanal.
Elias Tanus era conhecido como "Jaguarman" por suas caminhadas atrás de onças e por ser um conservacionista apaixonado pela vida selvagem do Pantanal. Que Deus conforte a todos e receba sua alma.
04/11/2025 - 11:43h - Atualidades

Conciliar trabalho, família e estudos é um desafio para muitas mulheres. Quando a vida é marcada por situações de vulnerabilidade social e, em alguns casos, por episódios de violência doméstica, esse desafio se torna ainda maior. Pensando nessas realidades, nasceu o Curso EJA Mulher, uma proposta da Educação de Jovens e Adultos que tem mudado histórias e aberto novos caminhos para mulheres de diferentes idades em Campo Grande.
O projeto foi implementado em 2024 como um piloto voltado à população feminina que busca retomar ou concluir os estudos na educação básica. Direcionado a mulheres a partir de 16 anos (anos iniciais) e 18 anos (anos finais do Ensino Fundamental), o curso tem como objetivo promover acesso, permanência e inclusão educativa, respeitando a trajetória de vida de cada estudante e reconhecendo o valor de suas experiências pessoais.
Acolher para educar
Em 2025, o programa alcança 145 mulheres, distribuídas em turmas nas escolas estaduais Marçal de Souza Tupã-Y, José Ferreira Barbosa e Vereador Cristóvão Silveira - esta última localizada no Jardim Noroeste, região com altos índices de vulnerabilidade social e violência doméstica.
A Escola Estadual Vereador Cristóvão Silveira, conhecida carinhosamente como “Escola do Amor e do Acolhimento”, tornou-se referência na oferta do EJA Mulher, abrigando cinco turmas do curso neste segundo semestre. A escola se destaca por unir formação geral básica e qualificação profissional, ampliando as possibilidades de aprendizado e empregabilidade das estudantes.
03/11/2025 - 10:01h - Nilson Pereira

O povo está sendo assaltado na capital? Detentor do contrato bilionário do transporte coletivo de Campo Grande, o Consórcio Guaicurus obteve taxa de retorno de investimento de quase o dobro do esperado.
Enquanto o contrato projetava uma taxa interna de retorno de 12,20%, os empresários do ônibus viram seu ‘negócio’ alcançar retorno de 21,92% até 2024.
Isso significa que o retorno do investimento feito pelo Consórcio Guaicurus foi quase o dobro do esperado ao assinar o contrato de concessão, em 2012. A informação foi apresentada pela em ação judicial, na qual a concessionária pede mais dinheiro público. Midiamax
03/11/2025 - 07:54h - Atualidades

Para fortalecer a educação pública superior em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado autorizou obras com mais de R$ 15,3 milhões em investimentos, nas unidades da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).
O governador Eduardo Riedel participou nesta sexta-feira (31) de uma visita técnica às obras do restaurante universitário da UEMS em Campo Grande. Na ocasião foram assinadas autorizações de obras e licitações que contemplam a universidade em diversas regiões do Estado. As ações realizadas representam um novo ciclo de investimentos na infraestrutura e expansão da educação superior pública em Mato Grosso do Sul.
"São quatro restaurantes universitários em Campo Grande, Dourados, Paranaíba e Aquidauana. Campo Grande. As obras já começaram, vamos entregar dois no ano que vem e dois ficam prontos em 2027. E isso muda completamente a realidade, pois dá acesso a todos os alunos subsidiados, para que possam permanecer na universidade, completar seus estudos. E uma série de outras obras também, salas de aula, laboratórios. E esses recursos todos de investimento na UEMS é uma parceria do Governo do Estado com a nossa bancada federal", disse Riedel.
As obras do restaurante universário na Capital estão em andamento com investimento de mais de R$ 2,1 milhão, recursos do Estado.
Entre as autorizações também estão os restaurantes universitários de Paranaíba, Aquidauana e Dourados, com recursos provenientes do Estado, FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e emendas de bancada.
02/11/2025 - 06:43h - Atualidades

O Dia do Servidor Público, comemorado nesta terça-feira (28), foi marcado pela entrega do XX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública, promovido pelo Governo do Estado, por meio da SAD (Secretaria de Estado de Administração) e da Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul). A premiação tem como objetivo fortalecer a cultura de inovação no serviço público, reconhecer o protagonismo dos servidores e incentivar soluções criativas e sustentáveis para a gestão pública estadual.
Nesta edição, concorreram 326 projetos nas modalidades 'Ideia Inovadora' e 'Prática Inovadora', alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aos eixos estratégicos do Governo do Estado: Desenvolvimento Social; Produção, Competitividade e Integração; Inovação e Sustentabilidade; e Governança e Gestão para Resultados.
Para o governador Eduardo Riedel, que presidiu a entrega dos prêmios, o reconhecimento traz, em seu conceito e conteúdo, a ideia de disrupção, sem receio de ousar, de propor novas maneiras de fazer como oportunidade de melhoria, seja na segurança pública, na saúde, na educação, na cultura, no esporte ou na administração pública.
"É necessário buscar soluções inovadoras dentro da estrutura existente e dos desafios do dia a dia. Nosso compromisso é estimular a criatividade, envolver municípios e ampliar a participação de todos, incentivando soluções que promovam resultados concretos e impactem positivamente a sociedade. O importante é estar presente, participar, contribuir e ajudar a construir um Mato Grosso do Sul mais próspero, eficiente e inovador", destacou.
01/11/2025 - 08:57h - Atualidades

A lei (n° 6.435) que institui formas excepcionais de pagamento de créditos tributários relativos ao ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação), foi sancionada hoje (31), criando condições especiais para a quitação de débitos fiscais, com redução de até 80% nas multas e 40% nos juros de mora e possibilidade de parcelamento em até 60 vezes.
O programa, denominado Refis 2025, amplia as possibilidades de regularização fiscal de empresas e produtores rurais, oferecendo alternativas vantajosas para que contribuintes em diferentes situações possam retomar sua adimplência e contribuir para o fortalecimento da economia estadual.
O Refis contempla créditos tributários de ICMS constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive os que estejam em discussão administrativa ou judicial. Também estão incluídos os débitos oriundos de substituição tributária, penalidades por descumprimento de obrigações acessórias, débitos do Simples Nacional (PGDAS) e parcelamentos anteriores, rompidos ou ainda em curso.
O programa abrange fatos geradores ocorridos até 28 de fevereiro de 2025, e a adesão poderá ser formalizada até 30 de dezembro de 2025, mediante o pagamento à vista ou da primeira parcela até essa mesma data.

O governador Eduardo Riedel (PP) lidera com 56,94% a disputa pelo Governo do Estado em 2026, segundo levantamento realizado em 54 cidades pelo Ipems.

Elias Tanus morreu. Ele foi vítima de um infarto fulminante na manhã desta terça-feira, 4 de novembro de 2025, no Pantanal.

O povo está sendo assaltado na capital? Detentor do contrato bilionário do transporte coletivo de Campo Grande, o Consórcio Guaicurus obteve taxa de retorno de investimento de quase o dobro do esperado.

Sete juízas se inscreveram para o concurso de promoção a desembargador do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). As magistradas disputam a vaga aberta por Sideni Soncini Pimentel, que no dia 15 de outubro se aposentou.
São elas:

Vários governadores estão no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (30/10) reunidos com o governador do estado, Cláudio Castro (PL), entre eles Eduardo Riedel. O objetivo é reforçar o apoio e oferecer ajuda depois da megaoperação policial que deixou mais de 100 mortos e é a mais letal da história do estado. Castro classificou a ação como “um sucesso”.

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), estará no Rio de Janeiro no final da tarde desta quinta-feira (30). Vai participar da reunião de governadores após a megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, que deixou 121 mortos

Rio está em uma verdadeiramente guerra. 28 de outubro de 2025 ficará marcado na história do Rio de Janeiro como o dia da operação policial mais letal já registrada no Estado.

Poucos sabem, mas o médico Jose Luiz Mikimba é um grande contador de causos ligados ao Saci. Agora ele me falou que: - Odil Puches é um advogado de Amambai, que quando estudava direito era radialista na antiga Rádio Cultura. Gosta de escrever sobre causos da sua região e tem um belo texto.
07/11/2025 - 10:05h - Atualidades
Novembro Azul: ALEMS reforça campanha e incentiva cuidados com a saúde do homem
06/11/2025 - 09:19h - Atualidades
Contra o mosquito, todos do mesmo lado: Mato Grosso do Sul realiza ‘Dia D’ de Combate à Dengue
06/11/2025 - 08:11h - Atualidades
Assembleia Legislativa recebe governador e atividades são suspensas por luto
05/11/2025 - 08:22h - Atualidades
Vacinação sem fronteiras: MS, PR e Paraguai assinam acordo para campanhas simultâneas de vacinação
04/11/2025 - 11:43h - Atualidades
EJA Mulher: recomeços possíveis em Mato Grosso do Sul através da educação e do acolhimento
03/11/2025 - 07:54h - Atualidades
Com restaurantes universitários e outras obras na UEMS, Governo de MS fortalece educação superior
02/11/2025 - 06:43h - Atualidades
Prêmio de Inovação fortalece o serviço público de Mato Grosso do Sul fomentando soluções criativas e sustentáveis
01/11/2025 - 08:57h - Atualidades
Governo de MS lança Refis 2025 e amplia oportunidades de regularização fiscal
31/10/2025 - 10:57h - Atualidades
TCE-MS realiza provas do concurso público para Auditor de Controle Externo e Conselheiro Substituto neste domingo
30/10/2025 - 11:51h - Atualidades
Programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico ampliam investimentos e fortalecem o esporte em MS
29/10/2025 - 12:04h - Atualidades
121 mortos: Criminosos cearenses foram alvos em megaoperação no Rio de Janeiro
28/10/2025 - 08:28h - Atualidades
ALEMS conclui curso de Libras e reforça compromisso com inclusão e aprimoramento
27/10/2025 - 08:27h - Atualidades
Riedel: - Reuni equipe de governo na manhã deste domingo para determinar rigorosa investigação e punição