Publicado em 20 de Novembro de 2024
Campo Grande ocupa o quinto lugar entre as 30 cidades brasileiras que mais cresceram em faturamento no mercado de franquias no primeiro semestre de 2024. Os dados, divulgados em um estudo da Associação Brasileira de Franquias (ABF), mostram o avanço das operações no município, refletindo uma gestão estratégica e a força do agronegócio como vetor econômico.
A Capital sul-mato-grossense registrou um faturamento de R$ 736.718.532 no período, um aumento expressivo de 20,85% em relação aos R$ 609.633.389 do mesmo período de 2023. Além disso, o estudo aponta que cidades como Campo Grande e Uberlândia (MG), sexta colocada no ranking, foram impulsionadas diretamente pelo setor agropecuário.
Um dos grandes destaques que contribuíram para a performance de Campo Grande é a Agroneri Franchising, empresa especializada em soluções de irrigação, e recentemente destacada na revista Agro100 da Forbes. Originária de Iguatemi (MS), a empresa mudou sua sede para a Capital, atraída pela Lei das Franquias, que reduziu a alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) de 5% para 2% para empresas franqueadoras.
“O incentivo para franqueadora de 2% é muito bom. Esse valor é muito bom para o empresário. Esta semana, por exemplo, recebemos dois franqueados nossos do Pará. Olha bem o que é um franqueador! Eles passaram mais de uma semana aqui. O franqueador gira a economia, porque ele movimenta o aeroporto, movimenta o uber, movimenta o restaurante, o shopping, fora o ISS que esse franqueado vai gerar para Campo Grande”, explica o CEO da empresa, Rômulo Neri.
O faturamento de Campo Grande também foi responsável por quase metade do faturamento do setor de franchising em todo o Mato Grosso do Sul. Enquanto o estado acumulou R$ 1.651.579.619,36 de faturamento, a Capital agregou R$ 736.718.532,00. Campo Grande também é responsável pela maior fatia dos franqueados em MS, com 1.259 operações do total de 2.761 unidades registradas. Só de empregos diretos, foram 10.878 pessoas trabalhando no setor no período.
Mais do que atrair empresas, a Capital, com a Lei das Franquias, agora tem o potencial de levar seu nome e suas marcas para todo o país e até fora dele. Só a Agroneri, por exemplo, que acabou de trazer seu CEP para Campo Grande, está presente em 14 estados brasileiros, além de manter negócios no Uruguai, Colômbia e França.
Voltar