Logomarca

Atualidades

Lua vista de MS fica vermelha por conta de incêndios e poeira

Publicado em 17 de Setembro de 2019

Os incêndios e a poeira deixaram a lua com um tom mais "avermelhado" em Mato Grosso do Sul nos últimos dias. Segundo a especialista em meteorologia do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), Franciane Rodrigues, a coloração do satélite é indicativo do quanto a atmosfera está poluída, principalmente pelas partículas das queimadas.

"É um efeito físico. A luz refletida pela lua interage com a poluição atmosférica no comprimento de onda da luz vermelha, uma vez que as partículas tem um tamanho grande se comparado a outros gases da atmosfera. Dentro da física atmosférica, o fenômeno têm esse efeito é denominado como espalhamento Mie", explica.

Conforme Franciane, quanto mais ao horizonte a lua se encontrar, mais vermelha vai parecer, por conta do reflexo da luz nas partículas de poluição. Além disso, existem outros fatores que podem alterar a coloração da lua: "Condições meteorológicas, a falta de chuvas e o transporte de poluição da região amazônica que chega no estado também contribuem para o fenômeno", explica. Foto Elton Silva G1

Voltar

Diário Diretor: Nilson Pereira
Todos os direitos reservados

Alugue um site você também! FX Design