Logomarca

Atualidades

Verificamos: São antigas e não foram feitas na Amazônia fotos de animais vítimas de queimadas

Publicado em 04 de Setembro de 2019

Circula pelas redes sociais um post com quatro imagens de animais que teriam sido vítimas de incêndios recentes na Amazônia. Uma das fotos mostra um animal correndo de um campo em chamas.

Outra é um registro de uma onça ferida. Há também um tamanduá morto e um tatu bebendo água dada por um bombeiro. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

A informação analisada pela Lupa é falsa. As quatro imagens reunidas no post foram feitas em épocas e lugares diferentes, que não são áreas da floresta amazônica.

Três dos registros ocorreram em fazendas atingidas pelo fogo no interior de São Paulo, em 2011, e no Mato Grosso, em 2019. Outra das fotos, que circulava já em 2016, retrata um animal atingido por um veículo em uma estrada.

A imagem que mostra um animal fugindo de um campo em chamas (veja acima) foi feita pelo fotógrafo Silva Júnior, da Folhapress, em 17 de agosto de 2011. De acordo com a legenda, o que se vê é uma queimada em canavial em Sertãozinho, no interior de São Paulo.

A foto foi usada em uma reportagem da Folha de S.Paulo de 18 de setembro daquele ano. A rmatéria mostra que os incêndios nas lavouras de cana-de-açúcar, hoje proibidos no estado, estavam lotando zoológicos e hospitais com bichos feridos.

Voltar

Diário Diretor: Nilson Pereira
Todos os direitos reservados

Alugue um site você também! FX Design